February 11, 2019

January 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

A dor crônica e o suicídio

September 9, 2017

O mês de setembro foi harmonizado com as cores de amarelo para chamar a atenção para esse tema de grande importância em nossa sociedade, porém ainda pouco discutido devido a uma série de fatores, dentre eles o tabu em se discutir essa questão tão delicada que é o suicídio.

 

Estima - se que cerca de 32 brasileiros decidem por fim às suas vidas diariamente, sendo que segundo a OMS (organização mundial de saúde), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, por isso é necessário buscar e fornecer ajuda a quem está fragilizado seja qual for a causa.

 

Atualmente, vivemos em uma sociedade extremamente individualista, altamente competitiva e "perfeita" como é mostrado das redes sociais, onde na grande parte das vezes o melhor que existe em cada um é anulado ou mesmo passado desapercebido, isso acaba gerando sentimentos de culpa, inferioridade e arrependimento, o que muitas vezes culmina em exaustão emocional e até mesmo isolamento social por parte de algumas pessoas. Todos esses fatores em conjunto associados a necessidade de resolução imediata geram bastante ansiedade ao indivíduo e acabam desencadeando uma série de distúrbios psicológicos, dentre eles a depressão.

 

Em pacientes que sofrem de dor crônica isso não é diferente, a catastrofização dos sintomas, a falta de esperança quanto ao tratamento e o sentimento de desamparo, provocam desconforto imenso nestes pacientes, o que pode contribuir para ideação suicida. Segundo estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista PAIN (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16926068), a dor persistente é um fator de risco para o suicídio sendo ainda de maior relevância em doenças que cursam com dor em comparação com aquelas que não cursam com dor.

 

"A vida é uma escada, o que tem de melhor em você mesmo é a sua intenção de viver bem e ser feliz, isso gera bons sentimentos, nos dá força e assim protegemos nossa alma e a do próximo".

 

Links úteis:

http://www.setembroamarelo.org.br/

http://www.cvv.org.br/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags