February 11, 2019

January 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

A dor da fasciíte plantar

September 18, 2017

A fáscia plantar é um tecido localizado na parte inferior do pé e conecta o osso do calcanhar a cada um dos dedos do pé, proporcionando assim força e apoio ao arco do pé (sola).

 

Quando ela se torna inflamada, costumar causar dor na região do calcanhar e também é mais comum em mulheres.

 

De uma forma geral, a patologia ocorre quando a fáscia é lesada por excesso de esforço e / ou pressão sobre a mesma, como no caso de práticas de exercícios aeróbicos intensos, corridas frequentes e nos obesos. A inflamação também pode ocorrer como parte de doenças sistêmicas como artrite reumatóide, síndrome de reiter e gota, porém muitas vezes não é identificado uma causa específica e pessoas que apresentam sobrepeso, pés cavos/chatos, musculatura estreita da panturrilha e uso frequente de saltos altos estão sob maior risco de desenvolver a inflamação.

 

A fascite plantar é caracterizada por dor no calcanhar e no arco do pé, sendo pior na primeira caminhada do dia e também após longos períodos de repouso e/ou caminhadas. Ao exame físico, a dor piora com a palpação da parte medial plantar do calcanhar ("jump sign") e também a dorsiflexão dos dedos, o que ajuda a distinguir a doença de outras como neuroma de morton, sesamoidite, tendinite do aquileu, bursite retrocalcânea, doença de sever, entre outras.

 

O diagnóstico é essencialmente clínico, exames complementares podem ser solicitados caso haja suspeita de fraturas e/ou doenças secundárias. Ela pode ser confundida com o esporão de calcâneo pois a fáscia se insere próximo ao local de sua ocorrência no calcanhar, porém não são a mesma coisa e o esporão pode não ser doloroso.

 

O tratamento consiste em medicações anti - inflamatórias, aplicação de calor ou gelo no local, evitar atividades de impacto sobre a fáscia, diminuir o peso, período breve de repouso do local afetado, exercícios específicos para melhora da inflamação e certos calçados/órteses. Em caso de persistência dos sintomas com a terapia conservadora, um passo razoável é realizar infiltração da fáscia com anestésicos locais e corticosteróides, a terapia com ondas de choque também tem apresentado bons resultados e por fim se indica a cirurgia (fasciotomia plantar).

 

Para maiores informações:

- medlineplus.gov/ency/article/007021.htm

- www.mayoclinic.org/diseases-conditions/plantar-fasciitis/home /ovc-20268392

- https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1000286173408098&id=249000205203369

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags