February 11, 2019

January 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Síndrome do Túnel do Carpo

September 27, 2017

A síndrome do túnel do carpo é a principal mononeuropatia encontrada na prática clínica (compressão de algum nervo do corpo), acometendo o nervo mediano na região do punho.

As causas mais comuns de compressão do nervo mediado neste local incluem a tenossinovite dos tendões flexores, artrite reumatoide, gravidez, amiloidose, diabetes, hipotireoidismo, entre outros. Como causa importante de mononeuropatia, também devemos lembrar da hanseníase.

Os principais sintomas são dor, adormecimento e formigamentos no punho e mão, especialmente na região do polegar/dedo indicador e podem piorar pela noite. Ao exame físico encontramos os sinais de tinel (percussão dolorosa do punho) e phalen (flexão dolorosa das duas mãos), se não diagnosticada e tratada adequadamente pode levar a atrofia muscular e déficit motor progressivo (perda de força na mão).

Para auxiliar no diagnóstico, a eletroneuromiografia pode ser solicitada especialmente para distinguir o caso da radiculopatia cervical (dor no pescoço com irradiação ao braço em choque e alterações no exame neurológico) e polineuropatia diabética (neuropatia simétrica de ambas as mãos não apenas limitada ao território do nervo mediano). Exames de imagem (ultrassonografia , raios – x e ressonância magnética) podem ser úteis caso exista suspeita de patologias atípicas na região, além de suspeita de osteoartrose da articulação carpometacarpal do polegar.

Como dito anteriormente, a radiculopatia cervical (hérnia de disco no pescoço), pode coexistir com a síndrome do túnel do carpo piorando bastante os sintomas, neste caso recebe a denominação de “double crush syndrome”.

O tratamento inicialmente é conservador com o uso de anti – inflamatórios, talas de pulso ao menos no período noturno e evitar atividades que agravam o quadro clínico, caso não ocorra melhora, a próxima etapa pode ser a injeção de anestésicos com corticoides na região da compressão e por fim se indica a cirurgia para correção do distúrbio.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags