February 11, 2019

January 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Intervenções psicológicas em idosos com dores crônicas

May 14, 2018

Intervenções psicológicas baseadas na terapia cognitivo - comportamental (particularmente aquelas conduzidas em sessões de grupo) podem fornecer alguns benefícios em idosos com dores crônicas de origem não oncológica, de acordo com um estudo publicado no JAMA Internal Medicine.

 

Os estudos incluídos nesta análise foram ensaios clínicos randomizados que examinaram o uso da terapia cognitivo-comportamental (isoladamente ou em combinação com outra abordagem) em adultos com idade ≥60 com dor crônica (≥3 meses) nos quais dados quantitativos pré e pós tratamentos foram acessíveis.

 

Os benefícios observados foram mais fortes quando aplicados com abordagens baseadas em grupos”, observaram os autores da revisão. “Mecanismos potenciais que poderiam explicar este achado incluem o acesso ao apoio dos pares, a facilitação social dos comportamentos alvo e o compromisso público com os objetivos da terapia”, acrescentaram. "É necessária uma pesquisa para entender melhor os mecanismos responsáveis ​​pelos efeitos das terapias psicológicas na dor crônica e as formas de aumentar esses efeitos", concluíram.

 

Fonte:

 

Niknejad B, Bolier R, Henderson CR, et al. Association between psychological interventions and chronic pain outcomes in older adults: A systematic review and meta-analysis[published online May 7, 2018]. JAMA Inter Med. doi:10.1001/jamainternmed.2018.0756

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags