February 11, 2019

January 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Enxaqueca associada ao aumento do risco de derrame cerebral e infarto a longo prazo!

May 24, 2018

 A enxaqueca está associada a um maior risco de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares maiores, incluindo acidente vascular cerebral (derrame) e infarto do miocárdio, de acordo com uma meta-análise publicada no BMJ Open.

 

Esta revisão sistemática analisou os resultados de 16 estudos de coorte, incluindo 394.942 participantes do estudo com enxaqueca e 757.465 sem enxaqueca. Os desfechos primários e secundários foram eventos cardiovasculares e cerebrovasculares maiores, como acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio (IM) e mortalidade por todas as causas.

 

Não houve aumento do risco de mortalidade por todas as causas entre os pacientes com enxaqueca (aHR 0,93, P = 0,38).

 

A presença de aura (sintomas que precedem a enxaqueca, como escotomas visuais, etc) se correlaciona com um risco aumentado de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares no futuro.

 

Os pesquisadores concluem que a enxaqueca está associada a um aumento do risco a longo prazo de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares, impulsionados principalmente pelo aumento do risco de derrame e infarto do miocárdio.

 

Fonte:


Mahmoud AN, Mentias A, Elgendy AY, et al. Migraine and the risk of cardiovascular and cerebrovascular events: a meta-analysis of 16 cohort studies including 1 152 407 subjects[published online March 27, 2018]. BMJ Open. doi: 10.1136/bmjopen-2017-020498


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags