February 11, 2019

January 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Diferenças entre artrose e artrite reumatóide!

July 24, 2018

 

Ambas as condições são mais comuns em idosos e mulheres. A cartilagem é um tecido presente nas articulações, que ajuda a absorver o choque e auxilia na mobilidade quando nos movimentamos.

 

Com o passar dos anos, o desgaste normal das cartilagens articulares, dependendo do seu grau, que pode ser maior quando alguns fatores de risco estão presentes, como sedentarismo e sobrepeso, os indivíduos podem desenvolver sintomas de “artrose”.

 

A Artrite reumatóide, é uma doença que também afeta as articulações, mais especificamente, a sinóvia, que produz o líquido sinovial, necessário para lubrificação das articulações, ela é causada por desajuste no sistema imunológico que passa a atacar estes tecidos, sendo de causas ainda desconhecidas.

 

Dores nas articulações, rigidez e inchaço são os sintomas mais comuns em ambas as doenças. Sua amplitude de movimento também pode diminuir, e você pode sentir vermelhidão da pele ao redor da articulação. Seus sintomas são piores na parte da manhã, ao acordar ou após ter ficado muito tempo inativo.

 

No caso de Artrite Reumatoide, você pode se sentir cansado ou experimentar perda de apetite devido à inflamação que causa atividade do sistema imunológico. Você também pode tornar-se anêmico – o que significa que sua contagem de glóbulos vermelhos diminui – ou ter ligeira febre.

A artrite reumatoide grave pode causar deformidade articular se não for tratada, além disso, a artrite reumatóide causa dor articular simétrica e bilateral (ambos os lados igualmente), diferente da artrose, que pode afetar as articulações de modo desigual, dependendo do desgaste particular de cada uma.

 

O diagnóstico e tratamento, devem ser realizados em uma consulta médica, onde poderão ser necessários exames complementares e até mesmo procedimentos para diagnóstico e/ou tratamento destas condições.


 

Sintomas da Artrite Reumatoide:

  • Dores articulares, rigidez, inchaço que afetam múltiplas articulações

  • Sintomas simétricos que afetam ambos os lados do corpo

  • Rigidez da manhã com duração superior a 30 minutos

  • Sintomas adicionais como fadiga, febre e mal-estar

Sintomas da Artrose (osteoartrite):

  • Dores nas articulações e rigidez geralmente afetando mãos, dedos ou joelhos

  • As articulações em um lado se apresentam piores que as do outro lado

  • Rigidez matinal inferior a 30 minutos

  • Possível dor na coluna e também no quadril

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags