February 11, 2019

January 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Cefaléia pós raquianestesia!

August 14, 2018

 

 

A raquianestesia é um procedimento mais comumente realizado pelos médicos anestesistas, utilizada para um número expressivo de cirurgias, principalmente ortopédicas, ginecológicas, urológica, vasculares s e abdominais baixas. A intenção é fornecer anestesia completa principalmente das regiões abdominais baixas, pélvicas e membros inferiores, para assim mantermos condições adequadas para realização de cirurgias nestas regiões, bem como analgesia no pós operatório.

 

Em alguns pacientes, principalmente mulheres, após o procedimento de raquianestesia, podem evoluir com dor de cabeça bilateral, irradiada ao pescoço e que piora ao se levantar e ser exposta à luz forte, bem como outros sintomas, como náuseas e vômitos, isto é denominado de cefaléia pós raquianestesia e acontece, provavelmente, devido a hipotensão liquórica (a pressão do líquido que corre pela medula e cérebro ficam baixas).

 

Apesar do seu curso benigno e auto limitado, o seu tratamento envolve aumento considerável da hidratação (mais de 2000 ml por dia de líquidos), além de analgésicos associados a cafeína (paracetamol, dipirona, etc). Outras alternativas com menor evidência, são os bloqueios de nervos occipitais e do gânglio esfenopalatino. Em casos refratários, podemos realizar um procedimento chamado blood patch (injeção de sangue estéril do próprio paciente no espaço peridural) para alívio imediato.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags