February 11, 2019

January 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Proloterapia: excelente alternativa para tratamento de dores músculo-esqueléticas!

August 23, 2018

 

Esta terapia, bastante utilizada na medicina regenerativa, reduz a dor enquanto repara e fortalece tecidos articulares acometidos em lesões crônicas musculoesqueléticas. Trata luxações, distensões, lesões ou rupturas musculares, tendinosas ou ligamentares, assim como a dor crônica e rigidez proveniente da osteoartrite, ou dor lombar crônica. 

 

O termo proloterapia (PT), do inglês proliferant therapy, literalmente quer dizer “terapia proliferante”. Foi adotado em meados dos anos 1950 quando percebeu-se que o tecido ligamentar ou as fibras tendinosas cresciam após as injeções de um irritante químico, ou seja, tinham “proliferado”. 

 

O procedimento todo leva em torno de 30 minutos e pode ser realizado no consultório. Poucas horas depois o paciente pode retornar ao trabalho sem precisar de internação nem de repouso prolongado. 

Devido às injeções da PT serem múltiplas e realizadas com auxílio de ultrassonografia para maior precisão, atingem os prováveis causadores da dor dentro e fora da articulação. Por isso, no caso da osteoartrite no joelho de origem multifatorial, esta técnica minimamente invasiva e regenerativa é considerada por muitos médicos primeira linha de tratamento. As principais soluções usadas são anestésicos locais associados a glicose hipertônica e soluções salinas.

 

O mecanismo de ação ainda não foi completamente esclarecido, mas, acredita-se que a injeção é interpretada pelo corpo como uma nova lesão, portanto, a PT estimula o corpo a iniciar o processo natural de cicatrização no local dos tecidos lesionados dentro e fora da articulação. Ou seja, aumenta no local da injeção, a concentração plaquetária e de fatores de crescimento capazes de reparar os tecidos que estão causando dor no paciente.

 

É possível que no início do tratamento haja edema brando e temporário, bem como alguma rigidez, por isso, recomenda- se repouso breve por mais ou menos 3 dias, com aplicação de gelo local e algumas doses de analgésicos comuns, se necessário.

 

Alguns pacientes percebem a melhora logo nas primeiras sessões, enquanto outros citam melhora após cada sessão. Pesquisas mostram que mais de 80% das pessoas tratadas com proloterapia reportam resultado bom ou excelente. Muitos têm melhora permanente e voltam a ter qualidade de vida na forma de: aumento da qualidade do sono, possibilidade de caminhar normalmente sem dor, 

curtir atividades de lazer e voltar a praticar esportes.

 

Fonte:

 

http://www.mundosemdor.com.br/proloterapia/

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags