February 11, 2019

January 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Bursites

February 11, 2019

 

O corpo humano tem 140 bursas, que são bolsas sinoviais que permitem o deslizamento entre os tecidos, minimizando o atrito entre eles.

 

As bursas são suscetíveis a danos por pressão, trauma, infecção e condições inflamatórias, sendo assim, a bursite é uma inflamação da bursa que leva à dor e ao inchaço da região. Os locais mais acometidos são os ombros, cotovelos, quadril e joelhos, sendo a bursa olecraniana (atrás do cotovelo), as mais superficial e possivelmente a mais acometida.

 

As bursites (inflamações das bursas) ocorrem principalmente por traumas e movimentos excessivos na região afetada, sendo em uma minoria, causadas por infecções (principalmente bacterianas, principal agente causador sendo o staphyloccocus aureus) e também por condições inflamatórias sistêmicas (artrite reumatóide, lupus, gota e etc).

 

O diagnóstico é feito principalmente pelo exame físico e pode ser auxiliado pelos exames de imagem / laboratoriais.

 

O tratamento é feito com analgésicos, aplicação de gelo local, repouso articular, fisioterapia, aspiração do conteúdo inflamado para cultura e uso de antibióticos em casos de infecção, injeções de corticosteróides no local afetado e por fim, cirurgia (bursectomia).

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags